JOANETES (hallux abductus valgus)




 Os joanetes (hallux abductus valgos) são deformidades ósseas no 1º dedo ou no 5º dedo e consistem no desvio lateral dos mesmos.
  
A queixa da deformidade óssea só predomina sobre a dor quando muito acentuada ou nos pacientes mais jovens, o que não é aconselhável, pois à medida que a deformidade aumenta torna-se mais moroso o seu tratamento.

A maioria das pessoas com joanete é do sexo feminino (9  em cada 10 casos de joanetes surge em mulheres).
 
Os joanetes podem ser produzidos por factores hereditários, estéticos e/ou patológicos:
- Factores Estéticos:
   - A acção directa dos sapatos apertados, de salto alto e ponta estreita forçam a zona interdigital
- Factores Patológicos:
   - O desvio congénito do primeiro dedo que torna a zona interdigital larga. Quando o pé é calçado, mesmo em sapatos não tão apertados, há desproporção entre o pé e o espaço interior do sapato fazendo com que o primeiro dedo seja empurrado lateralmente.
  
- Os pés planos do adulto podem propiciar uma marcha inadequada sobre a zona interna dos pés e produzir um deslocamento lateral do osso do primeiro dedo.
   - As doenças articulares ou neurológicas que produzam desequilíbrios neuro-musculares dos pés.
 
Uma vez que não se consegue corrigir a deformidade já instalada, aconselha-se o uso de separadores interdigitais personalizados (feitas por medida pelo seu podologista) durante o dia, de forma a impedir a rápida evolução do desvio. De noite aconselhamos o uso de correctores de joanetes nocturnos.
Por vezes o simples uso de suportes plantares personalizados (palmilhas de correcção feitas por medida pelo seu podologista) é por si só uma forma de prevenção, pois poderá corrigir a marcha.
Não esquecer que o uso de sapatos adequados é bastante importante.

A maioria dos joanetes é tratável sem recurso a cirurgia.
A prevenção é sempre o melhor.


«VOLTAR»

Powered by WebExpress